Gol a favor da cidadania

Torneio de Futsal promove confraternização para cerca de 70 jovens que cumprem medidas socioeducativas

 



Foto: Renato Nunes
Por Bruna Carvalho

O mês de abril foi marcado pela 1ª Copa de Futsal dos Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE’s) da cidade de São Paulo. A competição foi possível por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), a Cáritas Diocesana de Campo LImpo, o Centro Assistencial Cruz de Malta, a UNAS Heliópolis e Região, além do Coletivo da Democracia Corintiana (CDC). O objetivo é fortalecer os vínculos comunitários dos jovens atendidos em vários territórios da cidade.

Os adolescentes e profissionais que fizeram parte do evento foram recebidos com um café da manhã, seguido de uma reunião para discussão das regras e montagem da tabela de jogos. A premiação contou com troféu e medalhas para os participantes. Após as partidas foi servido almoço à todos além de confraternização com churrasco e atividades socioeducativas preparadas pelos organizadores. Cerca de 70 adolescentes participaram do torneio, vindos de seis serviços de MSE conveniados.

O assistente técnico da Coordenadoria de Proteção Social Especial da SMADS, Max Dante, conta que a realização da 1ª Copa de Futsal pode ser considerada uma vitória coletiva, pois é fruto da soma de esforços de todos os envolvidos. “Estamos em busca de doações e parcerias para ampliar e aprimorar essa iniciativa que associa cidadania e futebol", afirma. A ideia é que esta ação seja ampliada aos 61 serviços socioassistenciais desta natureza conveniados em São Paulo.

As Medidas Socioeducativas (MSE’s) são aplicadas pelo Poder Judiciário nos casos em que adolescentes cometem atos infracionais. Durante o cumprimento desta determinação judicial, o adolescente recebe atendimento visando a garantia e defesa de seus direitos, com destaque para as políticas públicas de Assistência Social, Saúde e Educação. As atividades esportivas favorecem a integração e o vínculo social entre adolescentes de diferentes territórios da cidade. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está em contato com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) para buscar apoio à continuidade e ampliação deste projeto.