SMADS lança livro em parceria com a UNIFESP

 
Fotos: Wagner Origines/SMADS
Por Rose Balduíno

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), lançou na noite desta quarta-feira (19) o livro “Saúde Mental das Pessoas em Situação de Rua: conceitos e Práticas para Profissionais da Assistência Social”, no anfiteatro da universidade.

A publicação faz parte do projeto de capacitação dos profissionais da rede de Assistência Social e da Saúde, fomentado pelo Edital UNESCO 0036/2015, para realizar intervenções psicossociais na área da saúde mental às pessoas em situação de rua.

A iniciativa foi constituída pela parceria entre a SMADS, UNESCO, UNIFESP e a Organização do Auxílio Fraterno (OAF) que permitiu integração e fortalecimento da rede intersetorial por meio da promoção de espaços conjuntos de educação permanente na área de Saúde Mental para trabalhadores da SMADS.

Participaram do evento a vereadora e ex-secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Francine, os organizadores do livro Prof.Dr. e reitor da UNIFESP, Anderson Rosa, e Profa. Dra.Carmen Santana, além dos multiplicadores Michele Alexandra dos Santos, da Coordenadoria de Proteção Especial da SMADS, Fábio Santana e Abel Rodrigues (OAF).

Para Sonia Francine o livro é para ler, consultar e disseminar. “Gostei muito desse livro. Ele traz a proposta muito clara de combinar a Assistência Social e Saúde, que são indissociáveis, preservando a identidade”.

Michele Alexandra dos Santos, pedagoga da Proteção Social Especial da SMADS, atua no projeto desde o início. “Desde a idealização, fui aluna, fiz o curso de arteterapia e o de Saúde Mental. Hoje sou multiplicadora. Estou muito feliz por conseguimos concluir o curso com a entrega deste livro”.

A vivência e experiência profissional de cada um foram pontos importantes para o desenvolvimento dos trabalhos. “Quando pensamos nos nossos atendidos temos que ver essa pessoa com humanidade e não apenas uma pessoa em situação de rua. Ver também todas as possibilidades que ele têm para oferecer para identificarmos qual a real necessidade dele e trabalharmos juntos”, diz Fábio.

Ao final, foram entregues os certificados aos 280 participantes dos cursos “Introdução à Saúde Mental Comunitária” e “Arteterapia Comunitária”, promovidos pelo Projeto A Cor da Rua, vinculado ao Programa de Extensão Com-Unidade.