De atividades temáticas à entrega de chocolates, conviventes do CENHA celebram a Páscoa



Foto: Wagner Origines/SMADS
Por: Bruna Carvalho


A semana passada foi de muita festa e clima de Páscoa para os beneficiários do Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência, no bairro do Tatuapé. O espaço, que é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) por meio de convênio com o Centro Social Nossa Senhora Aparecida da Penha (CENHA), atende cerca de 80 pessoas com necessidades especiais diariamente.

No dia da festa o espaço recebeu a visita de representantes da Fábrica de Cultura de São Paulo, que promoveram oficinas de dança e música. Segundo o psicólogo que atua no Núcleo, Wagner Diego Bico, eventos como esse têm papel fundamental na inserção cultural dessas pessoas. “Se a gente não proporcionar isso para eles aqui, talvez não tenham outra oportunidade”, disse.

Além das oficinas especiais oferecidas pela Fábrica de Cultura, representantes do Colégio da Polícia Militar também participaram de atividades recreativas com os beneficiários. No final das atividades, foram entregues chocolates e ovos de Páscoa vindos de doações feitas por parceiros e voluntários.

Durante toda a semana, as oficinas fixas do núcleo trabalharam com a temática da Páscoa e alguns dos materiais produzidos foram expostos no prédio. Alline dos Santos, assistente social, comenta a importância de eventos como esse na programação dos conviventes. “É um momento que eles têm oportunidade maior de interação. Isso contribui no processo de socialização”, afirma.