Projeto Família em Foco Casa Verde: palco de histórias de sucesso e perspectiva



Foto e texto: Marcos Gabriel

Tranquilidade, paz, calma.

Essas são as palavras ideais para descrever o ambiente colorido do projeto Família em Foco Casa Verde. A instituição, fundada em 2014, tem o objetivo de abrigar famílias em situações de vulnerabilidade social ou com problemas financeiros. Muitas das pessoas que passam por lá têm algum talento ou objetivo especial para suas vidas, como revela uma das paredes, que possui uma obra pintada por uma ex-beneficiária do projeto.

"Nós recebemos todos os tipos de famílias - preferencialmente com crianças - e elaboramos, conforme a família, um plano de trabalho’’, afirma Alice Aparecida de Alencar, gerente do Família em Foco Casa Verde. Cada família que se acomoda na instituição da Casa Verde recebe diferentes tipos de apoio. ‘’Isso envolve regulamentação de documentos, aquisição de benefícios, acompanhamento de saúde, refeições diárias e muitas outras coisas’’, finaliza a gerente.

Luis Edson tem 46 anos, é um cidadão comum e cheio de sonhos. Divorciou-se da esposa há seis anos e vive com seu filho Luis Fernando, de 8 anos, há cinco meses no projeto. Sua empolgação ao falar sobre sua rotina exibe os benefícios que o projeto trouxe à sua vida. ‘’Estou aqui dentro há 5 meses. Vivia buscando algum lugar melhor para eu e meu filho morarmos. Depois que tentamos morar com o avô do Luis Fernando, vi que havia um problema em relação a álcool e drogas e decidi sair’’, afirmou Luis Edson. Depois do ocorrido, ele começou a trabalhar como motorista, mas teve alguns problemas em relação às finanças do carro que usava.

Luis procurou o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que o indicou ao Projeto Família em Foco Casa Verde. ‘Minha autoestima melhorou demais desde que entrei aqui. Isso me dá forças para cada um de nós seguir em frente, pra ter força de vontade e não parar. Eu vejo isso aqui como uma oportunidade pra vida’’, garante.

Enquanto Luis procura um novo emprego, seu filho tem aulas em uma escola próxima. ‘’Enquanto fico vendo as novidades de emprego, meu filho vai para a escola. Muitas crianças foram para o CCA (Centro para Crianças e Adolescentes), mas as vagas terminaram e decidi mantê-lo na escola. Ele nunca deixou de estudar’’, finaliza Luis Edson.

Outra história interessante é de Camila Cristina, 29 anos. Ela vive no Projeto Família em Foco Casa Verde com o marido e dois filhos há dez meses. "Não fazíamos nada quando viemos pra cá. Meu marido conseguiu um emprego em uma empresa graças ao projeto’’, afirma Camila. Eles se mudaram para o espaço para ter maiores condições de cuidar de seus dois filhos pequenos. ‘’O espaço é bom. Posso cuidar dos meus filhos, tem o horário da mamadeira e tudo mais’’, finaliza.

A instituição, mantida por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) fica na Rua Braseliza Alves de Carvalho, 412.

Além da unidade na Casa Verde, a SMADS mantém outros três projetos Família em Foco nos bairros do Belém, Tucuruvi e Penha.


Evento pós Páscoa

No final de semana logo após a Páscoa, o Projeto Família em Foco Casa Verde realizará um evento super bacana, com oficinas de pintura de ovos para as crianças, atividades com pequenos coelhos e, por fim, um dia voltado à confecção de ovos de páscoa para os adultos. É para alegrar ainda mais o ambiente!