Rede socioassistencial reúne profissionais em seminário com temática LGBT




Foto: Wagner Origines/SMADS

Por Bruna Carvalho

Diversidade. Respeito. Sensibilidade. Esses foram os principais temas discutidos na parada técnica da Rede de Serviços Socioassistenciais de Crianças e Adolescentes na última quarta-feira (5). O evento reuniu equipes técnicas e gerentes de serviços dos CRAS, CREAS e SAICA da zona sul de São Paulo.

Com a finalidade de formar e informar aos profissionais da rede acerca da temática que está no dia a dia dos serviços, o seminário abordou os temas violência sexual, bullying homofóbico e identidade de gênero. “Os funcionários precisam ter a informação necessária para identificar caso alguma criança ou adolescente esteja passando por isso”, afirma Fabiana Pereira, supervisora de serviço social da Capela Socorro.

Atividades como essa estão sendo desenvolvidas na região como parte integrante de algumas ações pelo dia 18 de maio – Dia Nacional de Luta contra Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. “Esse movimento é de extrema importância. Temos esse público, essa demanda diariamente nos serviços”, disse Luiz Alberto, assistente técnico no CCA.

De acordo com a técnica de supervisão assistencial, Adriana Lacerda, é necessário alinhar o entendimento e as orientações em todos os programas. “Cada tipologia de serviço tem um objetivo diferente, mas o cidadão precisa se sentir acolhido em todos eles”, afirma. No evento estavam presentes profissionais que atendem pessoas a partir dos seis anos de idade até idosos.