SMADS promove a 3ª Jornada Literária de Políticas Sociais

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu, no dia 30 de março, a 3ª Jornada Literária de Políticas Sociais no ESPASO (Espaço Público do Aprender Social). O evento é uma iniciativa do Núcleo Pedagógico e do CECOAS (Centro do Conhecimento da Assistência Social).

Visando fomentar a reflexão e o debate e disseminar o conhecimento produzido a partir das práticas profissionais nas Políticas Sociais, o encontro contou com a presença da Profª Abigail Torres, autora do livro “Convívio, Convivência e Proteção Social”, lançado em 2016.

A proposta foi apresentar aos 60 participantes o processo de elaboração do livro, construído a partir das reflexões e produção do conhecimento oriundas da década de 1990 sobre as Seguranças Sociais enquanto direito afeto à Política de Assistência Social.

A autora promoveu um debate sobre a categoria de Convivência Social, adotando enquanto questão norteadora de suas reflexões a seguinte indagação: “O que impacta no SUAS adotar a segurança de convivência no cotidiano de vida da população?

Para a Prof.ª Abigail, o eixo central é considerar que Convivência é Proteção Social, logo não está no âmbito privado das relações, e necessita ser compreendida enquanto uma ação coletiva, pois resulta de um conjunto de relações e acessos, cujo efeito deve estar voltado para a construção de vínculos capazes de enfrentar e superar vulnerabilidades e desproteções sociais.

Ao final houve um debate sobre o atual contexto do trabalho realizado nos CRAS e CREAS, revelando os diversos entendimentos sobre a Segurança Social de Convivência. Diante desse cenário, é fundamental pensar e propor diretrizes para promover o direito a Convivência Social coadunadas com a complexa realidade social de São Paulo.