17/03/2017 18h04

Share

Trabalho Novo gera oportunidades para 644 pessoas

Vagas são destinadas a pessoas que estavam em situação de rua na capital

Foto: Wagner Origines/SMADS
Por Vinícius Dominichelli

* Atualizado em 12 de junho de 2017

A vida mudou para melhor para 644 pessoas pessoas que estavam em situação de rua. O Programa Trabalho Novo já encaminhou esses trabalhadores para oportunidades em grandes empresas de diversos segmentos, como alimentação, conservação, limpeza, varejo, moda e supermercados.

O programa é uma iniciativa pioneira da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Além das pessoas que já estão trabalhando, outras dez mil vagas já estão encaminhadas junto às grandes empresas.

Os moradores passam por uma capacitação socioemocional, com dinâmicas vivenciais. Após a seleção, os trabalhadores são treinados nos próprios locais de trabalho para seguir carreira dentro da organização.

"O Trabalho Novo faz parte da política social de geração de empregos e oportunidades para a população em situação de rua. Já temos dez mil vagas viabilizadas e até o final do ano serão 20 mil", destaca o prefeito João Doria.

Grandes empresas, como a rede de fast-food McDonald´s, Pão de Açúcar, Unilever, Riachuelo e muitas outras são parceiras do programa. "Sou pai de cinco filhos e agora minha autoestima voltou. Sempre trabalhei, mas estava desempregado, longe da família e sem coragem de olhar para os outros. Hoje eu voltei a ter dignidade e até tremi quando recebi a carteira profissional", destaca Fernando Medeiros, 36 anos, que está trabalhando em um restaurante da marca na região central.

Cada funcionário contratado recebe salário e benefícios como convênios médico e odontológico, refeição, vale transporte, seguro de vida e até mesmo participação nos lucros dependendo de cada empresa.