SMADS assina Termo de Cooperação com a Seja Digital

Por Bruna Carvalho e Rose Balduino
Foto: Wagner Origines/SMADS

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) anunciou hoje a formalização da parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil. Esse acordo tem como objetivo assegurar a permanência do acesso à programação da televisão aberta para todos os paulistanos e não trará nenhum custo para a Prefeitura de São Paulo.

Os beneficiários ativos dos programas sociais de transferência de renda do governo, tais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros, receberão gratuitamente os equipamentos necessários para aderir ao sinal digital.
Sonia Francine, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, detalhou o poder de abrangência deste meio, que é também muito usado para mobilização social. “O fácil acesso à televisão é um direito do cidadão”, afirma.

No dia 29 de março o sinal analógico de televisão será desligado na cidade de São Paulo e o acesso à TV será possível somente por meio do sinal digital. “O nosso objetivo é alcançar 100% das residências para que toda a população continue com o acesso à rede aberta de TV”, afirma Antônio Carlos Martelletto, diretor geral na Seja Digital.

Desde o dia 13 de fevereiro há pelo menos um representante da Seja Digital em pontos estratégicos de São Paulo. A finalidade é orientar a população e beneficiários sobre os meios possíveis para agendar e retirar os kits gratuitamente. Esses funcionários estão fixos em todas as unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Quem quiser consultar e solicitar o benefício, também pode fazer pelo site www.sejadigital.com.br/kit, ou ligar para o número 147, telefone do Centro de Atendimento Gratuito do Seja Digital. É importante ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o Número de Identificação Social (NIS) em mãos. Se o nome constar da lista, o beneficiário já poderá agendar a retirada do kit gratuitamente. Caso não esteja na lista, o interessado deverá preencher o cadastro para receber orientações de como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.