Serviço pioneiro da SMADS ajuda a localizar pessoas desaparecidas

* Atualizado em 2 de maio de 2017

Por Vinícius Dominichelli

De acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo, desaparece uma pessoa a cada três minutos no país. Um importante serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) tem ajudado a encontrar boa parte dessas pessoas.

Criado há um ano, o SMADS Desaparecidos é um setor que consegue cruzar dados disponibilizados pelo Ministério Público, Polícia Civil e Secretaria da Saúde. Se a pessoa desaparecida estiver em algum centro de acolhida da cidade de São Paulo, o sistema automaticamente aponta sua localização.

O responsável pelo setor é Darko Hunter, que há mais de dez anos é especialista nessa área e explica de maneira simples o que é necessário: "A família entra em contato com a Prefeitura, encaminhando cópia do boletim de ocorrência de desaparecimento e uma foto". Em caso de ocorrer a localização, assistentes sociais dos centros de acolhida são acionados para conversar com a pessoa e ver se ela realmente quer ser localizada.

Desde 2007, "Hunter" - sobrenome que conquistou por seu incrível e incansável trabalho - conseguiu localizar mais de mil pessoas. Segundo o ele, mais de 80% dos casos de desaparecimentos são resolvidos. “É uma sensação de dever cumprido. Mas ao mesmo tempo que eu acabo de resolver um caso, já aparece outro. Parece uma série de televisão”, afirma.

Quem tiver algum parente ou conhecido desaparecido pode procurar o setor através do telefone (11) 97549-9770 ou pelo Facebook (https://www.facebook.com/SMADSSP).