Trabalho Novo inicia capacitação dos selecionados para primeira etapa do programa

Foto: Fernando Bassoli Bonadirman

Por Fernando Bassoli Bonadirman

Nesta manhã (30), 69 pessoas em situação de rua iniciaram o processo de inserção no mercado de trabalho por meio do programa Trabalho Novo, lançado recentemente pelo prefeito João Doria.

A programação de cinco dias prevê capacitação comportamental, com dinâmicas vivenciais realizadas pela ONG Rede Cidadã que é especialista em geração de emprego para pessoas em vulnerabilidade social.

“O principal objetivo dessa semana é trabalhar o desenvolvimento do coeficiente emocional das pessoas. No programa Trabalho Novo só não vai ser inserido quem não quer ou quem não tiver compromisso com o trabalho. E mais do que isso, um compromisso com a vida”, disse Fernando Alves, conselheiro da SMADS.

Tiago Emerson de Melo, convivente de uma das repúblicas da rede socioassistencial, foi um dos mais animados nesse primeiro dia de capacitação. “Essa qualificação com foco no emocional é muito importante, pois quem vive nas ruas, às vezes, chega fragilizado ou com manias e jeitos da rua. Precisamos primeiro reencontrar a nossa personalidade. Já estou estudando e minha ideia é continuar. Mas preciso ter a minha própria renda. Vi a oportunidade e abracei”, afirmou.

Quando estiverem capacitados, os participantes desta primeira etapa serão contratados para trabalhar na área de limpeza da empresa Guima.

O principal lema do programa é “Você quer mudar de vida ou quer um emprego?”. Pois quando uma pessoa apenas deseja um emprego, basta buscar vagas em empresas. Porém, "para mudar de vida será necessário assumir novas posturas, principalmente a capacidade de diálogo com os colegas, compromisso e disciplina”, conforme finaliza Fernando Alves.

Sobre o programa Trabalho Novo

O projeto visa a capacitação de pessoas em situação de rua e sua inserção no mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas.

A meta da prefeitura de São Paulo é conseguir empregar 20 mil pessoas em situação de rua até dezembro de 2017.