VII Mostra Cultural do CCA Miralda dos Santos Lima

Por Denise Kanda

Na tarde do último dia 27 de outubro, nas dependências do CEU Sapopemba, a VII Mostra Cultural do CCA Miralda dos Santos Lima levou muita animação e alegria aos jovens conviventes do serviço. Os convidados acompanharam performances de coral, percussão e dança feitas pelos jovens que participam das atividades no serviço socioassistencial.

A presença dos jovens não se restringiu às performances cênicas. O plano de fundo do palco, composto por cartazes com caricaturas de artistas brasileiros, também foi feito pelos usuários. Entre os cantores homenageados estavam Tim Maia, Chico Buarque e Milton Nascimento.

Os nomes associados à manifestação artístico-cultural no período da ditadura, além de enriquecerem o repertório musical dos jovens, também ajudaram a trabalhar a questão comunicacional da música. Naquela época, não era permitido trazer a mensagem de forma direta e sim em uma condição em que o regime não detectasse alguma perversidade ao Estado.

"O CCA é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas, que busca assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio grupal, comunitário e social. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas e culturais como forma de interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. O fortalecimento de vínculo se faz com a participação e convívio", disse Rosângela Leão, supervisora de Assistência Social de São Mateus.