I Seminário de Boas Práticas das Guardas Municipais do Estado de São Paulo

Foto: Wagner Origenes

Por Victória Mansoura

Para apresentar os projetos e ações sociais realizadas pela Guarda Civil Metropolitana, foi realizado no dia 10 de novembro, na região do Bom Retiro, o I Seminário de Boas Práticas das Guardas Municipais do Estado de São Paulo.

Cerca de 800 guardas civis do Estado de São Paulo passaram pela cerimônia que contou com apresentações musicais e de dança, slides com fotos e vídeos, além de palestras e debates.

Ao lado do comandante geral da GCM, Gilson Pereira de Menezes, do conselheiro do Tribunal de Contas, João Antonio da Silva Filho e do secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, a secretária Luciana Temer foi mediadora da quarta e última mesa do evento, que teve como tema ''A Política de Redução de Danos e Valorização Profissional''.

Segundo a secretária, o grande ganho dessa gestão foi o laço criado entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a Guarda Civil Metropolitana. "Hoje, o espírito da Guarda é solidário com a população. Em diversos momentos que precisamos, eles estavam ali'', relembrou.

''Uma pesquisa realizada pela Open Society Foundations mostra que 65% dos beneficiários do Programa De Braços Abertos reduziram o uso de crack. Tudo isso é redução de danos e a posição da Guarda foi de extrema importância'', finalizou a secretária.