Centro Dia melhora vida de idosos de Ermelino Matarazzo

Fotos: Wagner Origenes

Por Denise Kanda

Em funcionamento há pouco mais de quatro meses, o Centro Dia para Idosos de Ermelino Matarazzo recebeu na última sexta-feira (11) a visita da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer. Até mesmo quem não frequenta o lugar, ao chegar no casarão localizado na zona leste percebe o aspecto hospitaleiro e aconchegante do espaço.

O local preza pela qualidade de um atendimento individual. Uma das maiores dificuldades no início da casa era desmistificar a visão de que o Centro Dia era um local permanente. "Muitas vezes o idoso chegava achando que ficaria aqui. Então, foi feito todo um trabalho para que ela entenda que aqui é um espaço para passar o dia fazendo atividades, refeições, amizades e que de tarde eles vão embora", disse Cristina Santos, gerente do local.

"Outro aspecto interessante do lugar é que todas as atividades e os passeios feitos no local são feitos a partir de demandas dos idosos para que haja maior interesse na participação e identificação da vivência deles no espaço", completa Cristina. Entre as atividades externas feitas estão a exposição da Frida Kahlo e o baile integrado com o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI).


Edna dos Santos é convivente do espaço há pouco mais de dois meses e garante não ter queixas sobre o lugar somente gratidão e alegria. A senhora de sorriso largo e gargalhada contagiante diz que gosta muito do Centro Dia. "Aqui eu canto e danço, não muito bem, mas danço. Me dou bem com as meninas e com todo mundo daqui". Antes de frequentar o lugar, Edna relata que ficava muito sozinha em casa

"A possibilidade de deixar um avô, avó ou pais em um lugar durante o dia e depois buscá-los se deve aos diversos olhares cuidadosos do prefeito Fernando Haddad", disse Luciana Temer durante a visita. 

Francisco Salles Aparecido, filho da convivente Maria Aparecida Salles, 87 anos, todos os dias às 7h30 leva sua mãe ao espaço para passar o dia. Ele conta que a mãe tem mal de Alzheimer e frequentar o serviço a deixou de melhor humor. "Hoje ela fez esboço de fotografia, tem ajudado na cozinha de vez em quando por espontânea vontade e faz coxinha. Coisas que há um bom tempo ela não fazia", relata.