Supervisão coletiva no Centro Pop Santa Cecília

Foto: Wagner Origenes
 

Por Viviane Bomfim

Para encerrar o mês mais festivo do ano, o Centro Pop Santa Cecília realizou no dia 30 de junho a reunião mensal da supervisão coletiva, onde além de discutirem sobre os serviços referenciados da região, celebraram também a festa junina.

Para participar da festança, foram convidados também os serviços que possuem atividades e oficinas de capacitação na região para que os conviventes pudessem expor seus produtos, auxiliando assim, na renda mensal das famílias.

Após se desentender com familiares e com isso ter que abandonar a sua casa, Alex Francisco da Silva, 39 anos, encontrou no Núcleo Boracea a chance de mudar de vida. Aluno do curso de encadernação, Alex atualmente trabalha com a confecção manual e venda de livros de receita, agendas e blocos de nota, tudo elaborado com muito capricho e delicadeza.

Outro exemplo de superação é o de Valeria da Silva Nascimento, 37 anos, que após um período nas ruas da cidade, encontrou no mundo das agulhas e linhas, um motivo para seguir em frente. Ex-aluna do curso de costura, hoje em dia é uma das professoras no Autonomia em Foco Liberdade.

Cheia de orgulho, fala da oportunidade que lhe foi proporcionada: “Hoje eu tenho o meu cantinho, a minha autonomia e posso ajudar outras pessoas a aprender. Tenho meus projetos e sonhos, de montar a nossa cooperativa. Isso aqui é só o começo. Para quem não tinha nenhuma noção de costura, isso aqui já é uma grande vitória”, disse.

O Centro Pop Santa Cecilia fica na Rua Mauá, 36, e articula a rede de proteção social ajudando a encontrar a melhor estratégia de atendimento de acordo com as necessidades de cada pessoa. Isso inclui até mesmo encaminhamentos a outros órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, de Conselhos Tutelares e outras organizações. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional.