Pet terapia no Centro Dia para Idosos da Lapa

Foto: Wagner Origenes

Por Viviane Bomfim

Para promover uma interação entre os idosos utilizando os cachorros como ferramenta de estímulo, o Centro Dia para Idosos da Lapa, mantido por meio de parceria com a Associação Reciclázaro, promove ao menos uma vez por mês a atividade de pet terapia para os seus conviventes.

Na última sexta feira (1) os idosos que frequentam o serviço receberam a segunda visita dos peludos Gomes e Bel, cães que fazem parte do Instituto Cão Terapeuta e que fizeram a alegria do pessoal.

Sem condições para poder ter o seu próprio cão, a senhora Áurea Gaspar, de 84 anos, se empolga com a visita dos cãezinhos: “Eu amo cachorro, amo. É uma pena que eu não possa ter mais. Tive um cachorro por 11 anos, ele dormia comigo, mas infelizmente morreu por problemas no coração. Foi muito triste”, diz emocionada.

“É notável a melhora na auto-estima, como eles ficam mais felizes. Quando os cães vão embora, a gente sente que o astral fica diferente, eles começam a falar mais uns com os outros, a rirem mais, o ambiente fica mais calmo”, diz o cuidador, Manoel Messias.

No Centro Dia os idosos com maior fragilidade participam de oficinas de arte e terapia, dança, terapia ocupacional, música, jogos e atividades de raciocínio. As vagas são referenciadas no CREAS (http://migre.me/uhzTv) da região, que após uma avaliação social e de saúde encaminha o idoso para o serviço


Sobre o Instituto:

Tem como objetivo contribuir para a melhora de pessoas debilitadas ou com necessidades especiais. Até o ano de 2013, o Cão Terapeuta foi um projeto da Cão Cidadão.

Atualmente é uma instituição independente que realiza visitas semanais, quinzenais, mensais e esporádicas a instituições que cuidam de crianças, adultos e idosos.

O instituto conta com 54 cães terapeutas e seus donos voluntários, 10 voluntários sem cães e 24 adestradores, que têm a responsabilidade de cuidar da saúde e do comportamento dos cães terapeutas.