Exposição “Projétil de Idéias”

Foto: Wagner Origenes

Por Fernanda Lobato e Viviane Bomfim

No último dia 9, jovens e adolescentes do Serviço de Medidas Socioeducativas (MSE) Vila Andrade, realizaram no Departamento de Execuções da Infância e Juventude (DEIJ), um coquetel de abertura da exposição “Projétil de Idéias”, que reúne obras produzidas pelos próprios adolescentes durante as oficinas de grafite.

Para Carlos Roberto da Silva, oficineiro e educador social do serviço, ser reconhecido pelo trabalho que ele desenvolve com os jovens e saber que é peça fundamental para a realização dessa exposição, é um grande presente. “O retorno que eu ganho é muito mais do que eu esperava”, diz.

Cansado de ver sua mãe chorar por conta dos problemas que causava quando menor, o jovem H.D., hoje com 20 anos e ex-socioeducando do serviço, resolveu seguir o caminho da arte. Suas músicas e poemas procuram chamar a atenção da população para uma triste realidade: o envolvimento dos jovens e adolescentes com o mundo das drogas.

“De várias fitas que acontecem como muda esse jogo
Poucos procuram respostas e muitos querem chapar o coco
De novo, Nossa Senhora! Deus! Ave Maria!
Agrediu a própria mãe por gramas de cocaína”

(Trecho da música “Dinheiro não compra amor” - HD)

Sheyla de Santana, gerente do serviço relata que quando o projeto começou a ganhar forma, sentiu certa resistência por parte dos adolescentes, mas que após muitas conversas e planejamento, a ideia finalmente foi colocada em prática e que hoje, eles se sentem muito orgulhosos do resultado: “Hoje, eles não entraram aqui como um numero de processo, mas sim com a cabeça erguida. Com certeza, eles não imaginavam que tantas pessoas estariam aqui para prestigiá-los”, finaliza.

Uma das obras que se encontra na exposição foi cedida para a capa do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo. As obras ficarão disponíveis para visitação até o dia 30 de junho no auditório do DEIJ: Rua Piratininga, 105 – Brás.