Jovens assistidos pela SMADS participam de mobilização contra o trabalho infantil

Foto: Wagner Origenes

Por Fernando Bassoli Bonadirman

Para chamar a atenção da população sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a SMADS, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-SP), promoveu no último domingo (12) uma caminhada com passeio ciclístico na Avenida Paulista. Este ano o tema da campanha é o trabalho infantil nas cadeias produtivas, onde a maior incidência dessa exploração ocorre em atividades informais na cidade e no campo.

Cerca de 200 crianças e adolescentes e famílias atendidas nos serviços da rede socioassistencial, como Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), Serviços de Acolhimento Institucional e o Autonomia em Foco, participaram do passeio. A concentração aconteceu na Praça dos Arcos e na sequência os jovens seguiram para o passeio de conscientização na ciclovia da Avenida. Todos ainda acompanharam a apresentação de fantoches “Criança sob Nossa Guarda”, feita pelos profissionais da Guarda Civil Metropolitana.

Para animar ainda mais o ambiente, os jovens acompanharam uma apresentação especial do conjunto Coisa da Antiga, composto por Anita Galvão (voz), Angela Coltri (flauta), Juninho Alves (violão), Rafael Esteves (Cavaquinho) e Tiganá Macedo (pandeiro), com o trabalho Ciranda Chorada.

A atividade foi finalizada com uma roda de conversa sobre literatura, infância e trabalho, onde todos os participantes interagiram com os escritores Evandro Affonso Ferreira, Felipe Franco Munhoz e Simone Paulino.

Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2015, o trabalho infantil atinge 3,3 milhões de meninos e meninas com idade entre 5 e 17 anos.