Equipe do CREAS Cidade Tiradentes intermedia reencontro familiar

Por Viviane Bomfim

Durante 18 meses a família Alves Cardoso sofreu com a angústia e a aflição de não saber o paradeiro de Claudemir Alves Cardoso, 37 anos. Mas uma ligação entre o Serviço de Abordagem de Resende, município do Rio de Janeiro, e o CREAS Cidade Tiradentes, colocaram fim a essa espera.

Vivendo em situação de rua há cerca de um ano, Claudemir foi atendido pela equipe do Serviço de Abordagem, onde informou o endereço da família em São Paulo, que imediatamente contatou o CREAS para que fosse feito a busca por familiares.

Após visita domiciliar, a história do desaparecimento foi confirmada pela mãe de Claudemir, Rita Rodrigues Alves Cardoso, que informou que o filho sofre de transtornos psiquiátricos, o que poderia tê-lo levado a sair de casa e não voltar mais.

Mas ele voltou!

No dia 7 de maio, pouco mais de uma semana após o primeiro contato entre os serviços, o reencontro aconteceu. Claudemir viajou do Rio de Janeiro direto para os braços da família, que durante 1 ano e 6 meses sonhou com esse dia.


Você sabia que a SMADS possui um setor especializado em localização familiar?

A SMADS conta com um serviço que possibilita o reencontro de muitas famílias: é o SMADS – Desaparecidos.

A informatização é a grande aliada da Prefeitura, que consegue cruzar dados disponibilizados pelo Ministério Público, Polícia Civil e Secretaria da Saúde.

Caso o desaparecido esteja em algum equipamento socioassistencial da SMADS, como um dos Centros de Acolhida espalhados pela capital, por exemplo, o sistema automaticamente avisa e dá a localização do desaparecido.

O contato pode ser feito através do email: darkohunter@prefeitura.sp.gov.br

Curta a página do SMADS-Desaparecidos no Facebook.