SMADS e APAE firmam parceria para beneficiar pessoas com deficiência intelectual

Foto: Wagner Origenes

Por Viviane Bomfim

Uma parceria entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), firmou na tarde da última quarta-feira (30), no auditório da UNINOVE Vergueiro, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica e o lançamento do programa “BPC Trabalho” no município.

A parceria entre a SMADS e a APAE tem como finalidade realizar ações voltadas à promoção de oportunidades de qualificação, acesso ao trabalho e igualdade de oportunidades para cerca de 150 pessoas com deficiência intelectual, com idades entre 16 e 45 anos, que atualmente já são beneficiárias do Beneficio de Prestação Continuada (BPC).

Um levantamento realizado nos serviços socioassistenciais, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros Pop, identificou que mais de 130 pessoas já se mostraram interessadas e em condições para participar da parceria.

Para a secretária Luciana Temer, “o grande desafio é não deixar ninguém para trás. Todo mundo tem que ficar feliz e a proposta dessa parceria é ajudar as pessoas a conquistarem essa felicidade. Cada um no seu ambiente, cada um na sua esfera, nas suas potencialidades”, disse.


Sobre o BPC:

É um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pago pelo Governo Federal e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna.

A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício.