Trabalho com famílias e mobilização comunitária é tema de encontro no CRAS Grajaú

Oferecer subsídios para o trabalho cotidiano dos serviços que atuam no território do Grajaú no que se refere a difícil tarefa do trabalho com famílias e mobilização comunitária. Foi com esse objetivo que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Grajaú promoveu dois encontros, nos dias 17 de fevereiro e 9 de março, com as organizações que mantém serviços por meio de parceria com a SMADS na região, tendo como temas: “A Importância do Trabalho com Famílias” e “Mobilização da Família e Comunidade”.

Os encontros contaram com a participação de gerentes e técnicos dos serviços conveniados e foram realizados com metodologias de explanação de conteúdo e dinâmicas para incorporação dos saberes desenvolvidos.

No dia 17 de fevereiro foi discutida a influência cultural/histórica/social e econômica sobre os tipos de famílias que foram constituindo-se na sociedade, assim como os novos arranjos e rearranjos familiares, diversidades, proteção e desproteção social. O encontro do dia 9 de março evidenciou a necessidade da efetivação e ampliação dos direitos das famílias sob a lógica de cidadania e do estado democrático de direito, oportunizando reflexões sobre as políticas públicas.

“As atividades possibilitaram um espaço reflexivo de desconstrução de conceitos e construção coletiva no que concerne a importância deste trabalho. Desse modo este espaço se faz de extrema relevância, uma vez que resignifica as ações cotidianas, colocando a luz novas possibilidades, bem como o repensar da prática profissional concomitante aos diversos saberes neles constituídos”, disse a técnica social do SASF Grajaú II, Andreia Correia.