Novos serviços para pessoas em situação de rua na Mooca realizam cerca de 400 atendimentos por dia

 Foto: Wagner Origenes Nunes

Por Fernanda Lobato e Viviane Bomfim

Em funcionamento desde outubro de 2015, o Centro Pop e o Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, instalados na Rua Cajuru, 362 – Mooca, realizam cerca de 400 atendimentos por dia na região.

O Núcleo de Convivência disponibiliza aos conviventes atividades lúdicas, oficinas, higienização pessoal por meio de banheiros equipados com chuveiros e alimentação, que vai desde o café da manhã até o lanche da tarde.

No Centro Pop é realizado o atendimento social onde são identificadas as demandas de cada um. Após o atendimento, o convivente, caso deseje, pode ser encaminhado para outras políticas públicas de acordo com a sua necessidade. O Centro também faz a supervisão dos equipamentos de Proteção Especial na região, como Centros de Acolhida.

Sem contato com os familiares que não vê desde que se mudou para o Japão, onde morou por cerca de vinte e um anos, o soldador naval Max Tatsuaki Iimori, 41 anos, relata que após voltar para o Brasil há cerca de três anos, viu sua vida mudar drasticamente. Nas ruas há pouco menos de um mês, após sair de um Centro de Acolhida, relata que encontra no Núcleo o apoio que tanto precisa. “O serviço está me ajudando muito na questão de alimentação e apoio psicológico. Quando estamos em uma entrevista de emprego, por exemplo, até a gente não mencionar que é morador de rua, está tudo bem. Depois que as pessoas descobrem, já começam a olhar com outros olhos”, disse.

Atividades especiais

Na terça-feira, é realizado o “Café para Mulheres”, que além de resgatar a autoestima das conviventes, também ajuda a equipe técnica a se aproximar e ouvir seus relatos. Já na quarta-feira é o dia dos idosos, que também são recebidos com um café da manhã especial e diante da supervisão de uma técnica do serviço, recebem orientações para lidar com as limitações da terceira idade, uma vez que muitos não estão preparados para essa fase da vida.


Horário de Funcionamento:

Centro Pop: De segunda à sexta feira, das 8h às 18h
Núcleo de Convivência: Diariamente, das 8h às 20h