Moradores em situação de rua participam de oficina de encadernação na Barra Funda

Fotos: Wagner Origenes

Por Ligia Taddeo

Desde a última segunda-feira (18), um grupo formado por dez moradores em situação de rua participa da segunda edição do projeto “Ateliê Arte e Inclusão”. A iniciativa, realizada no Centro de Acolhida Barra Funda II, é uma parceria entre o Espaço de Convivência Barra Funda e o Aroeira Ateliê.

O projeto tem como objetivo proporcionar aos moradores em situação de rua conhecimentos sobre técnicas de encadernação manual artística, além de visar a geração de renda a partir da venda dos materiais produzidos.

“Os alunos da primeira turma estão capacitados a realizar os trabalhos sozinhos e podem trabalhar em gráficas ou abrir seus próprios ateliers. Hoje alguns deles estão aqui para me ajudar a ensinar as técnicas para a nova turma”, declara Daniela Miranda Guimarães, do Aroeira Ateliê. Ao todo, serão oferecidas dez aulas práticas com duração de três horas cada.

Marcelo Lopes se diz animado com a oportunidade e considera importante aprender novas técnicas. “Sou projetista de arquitetura, mas perdi o emprego e morei na rua. Hoje estou me recuperando do vício e esse curso serve para aprender novas técnicas e progredir, além de me manter ocupado e servir como terapia”, completa.

Alex Francisco da Silva, um dos destaques da primeira turma, se emociona ao falar sobre sua experiência. “Esse curso abriu as portas para mim. Consigo fazer tudo sozinho e ajudar o pessoal. Consegui retornar ao convívio familiar graças aos serviços oferecidos aqui no Centro de Acolhida”.

Todo o trabalho produzido pela primeira turma qualificada foi vendido no Natal Solidário e a renda obtida foi convertida para a compra de novos materiais.

Você pode obter mais informações e realizar encomendas pelos emails arte.inclusao.social@gmail.com ou barbaraneritha@hotmail.com.

Itens produzidos na oficina: