Violência contra a mulher é tema de capacitação no CRAS Grajaú

Por Viviane Bomfim

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Grajaú, em parceria com o Centro de Cidadania da Mulher (CCM) Capela do Socorro, realizou no último dia 30 de novembro a “Capacitação em Gênero e Violência Contra a Mulher”. O evento contou com a participação de 80 profissionais dos Serviços de Assistência Social à Família e Proteção Básica no Domicilio (SASF) da região.

O encontro teve o intuito de ofertar subsídios teóricos e práticos para o trabalho social com famílias compostas por mulheres que sofrem algum tipo de opressão e violência de seus direitos, além de aproximar e ampliar o conhecimento dos profissionais participantes.

Dinâmicas e sensibilizações sobre os papéis sociais desempenhados culturalmente pelas mulheres, violações de direitos, machismo e discussões sobre o gênero foram os itens abordados durante a capacitação.

Para a assistente social Estefani Clementino da Rocha, “capacitar os profissionais é também ampliar a qualidade da contribuição dos SASFs na expansão das ações do CRAS no território. A capacitação compõe um dos elementos-chave para a prevenção da ocorrência dos agravos vivenciados por mulheres em situação de violação de seus direitos, assim como propicia às famílias atendidas a criação de novos projetos de vida, modificações em suas relações sociais de modo que compreendam que é um direito assegurado viver livre da violência doméstica”, disse.