Capacitação para profissionais da rede socioassistencial

Foto: Wagner Origenes

Por: Fernando Bassoli Bonadirman

Para qualificar os trabalhadores da rede socioassistencial no atendimento à população em situação de rua com problemas relacionados à saúde mental, a SMADS, em cooperação com a UNESCO, Organização de Auxílio Fraterno - OAF e a UNIFESP, realiza, a partir do próximo mês, os cursos de Formação em Arteterapia Comunitária e Introdução à Saúde Mental.

Na formação em Arteterapia Comunitária, todos serão capacitados para utilizar outras formas de linguagem (técnicas expressivas) como auxiliar nas intervenções psicossociais com perspectiva de potencializar as resoluções de conflitos, o desenvolvimento de competências pessoais, o treino de habilidades sociais, entre outras situações do cotidiano de atuação com pessoas em situação de rua. O curso terá duração de 17 semanas, com aulas práticas e teóricas, todas as quartas-feiras, das 8h às 12h.

Os participantes do curso de Introdução à Saúde Mental Comunitária serão qualificados para desenvolver habilidades no atendimento às pessoas com esse perfil, além de desenvolver e aprimorar a capacidade do estabelecimento de vínculos e do cuidado em rede. Serão 12 oficinas de aprendizagem participativa, com quatro horas de duração cada.

Para participar do curso de Arteterapia Comunitária é necessário ter ensino superior completo. Profissionais com ensino médio também podem participar da capacitação relacionada à Saúde Mental Comunitária. Os interessados podem realizar a pré-inscrição clicando aqui http://goo.gl/forms/zlPHOMaU54.