SMADS inaugura Centro Dia para Idosos

Foto: Wagner Origenes


Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

Com a presença do prefeito Fernando Haddad e da vice-prefeita Nádia Campeão, a SMADS inaugurou oficialmente, na última quarta-feira (02/09), no bairro do Bom Retiro, o primeiro Centro Dia para Idosos da capital.

O centro mantido em parceria com a União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (UNIBES), atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social para atividades lúdicas e terapêuticas e exercícios físicos.

Segundo a secretária Luciana Temer, a implantação dessa modalidade de serviço era uma demanda grande na cidade. “O Centro Dia permite que idosos de alta vulnerabilidade sejam atendidos sem serem desligados de suas famílias, que podem ter tranquilidade para sair para trabalhar sabendo que eles estão sendo cuidados”, disse.

No local, 30 idosos recebem cuidados especiais por meio de uma equipe multiprofissional que conta com nutricionista, assistente social, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, além de cuidadores.

As vagas do serviço serão direcionadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Sé que, após avaliação social e de saúde, encaminhará o idoso ao Centro Dia.

“Nós vamos conviver cada vez mais com pessoas idosas. A cidade envelhece, porque nascem menos crianças e a expectativa de vida aumenta. A gente tem que zelar para que viva melhor também. São Paulo estava devendo ao idoso o primeiro equipamento que seja de referência para que possamos acolhê-los durante o dia”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.