Semana de Cultura de Paz em Santana reúne 400 participantes

Foto: Wagner Origenes


Texto: Ligia Taddeo e Maria Tereza

Construir uma cultura de paz que envolva dotar as crianças, jovens e adultos de uma compreensão dos princípios de respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade. Foi com esse intuito e com uma programação diferenciada que contou com jogos cooperativos, concursos de frases para as crianças e palestras para os familiares, que a região de Santana recebeu entre os dias 17 e 21 de agosto a Semana de Cultura de Paz.

A atividade realizada por meio de uma parceria entre a Supervisão de Assistência Social (SAS) Santana, e órgãos das secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura aconteceu nas dependências da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEF) Professor Adolpho Otto de Laet e contou com a participação de cerca de 400 pessoas.

Segundo a SAS Santana, um diagnóstico a partir do descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família apontou que algumas crianças da região de Vila Aurora sofriam diferentes tipos de violência. A partir desse resultado, a supervisão tomou a iniciativa de convocar a rede intersetorial a fim de diminuir o índice de violência nesse território.

Para Gleidys Marques, presidente da Associação de Moradores da Vila Aurora, “o intuito das atividades foi aproximar os pais e as crianças da instituição familiar”, finalizou.