Beneficiários visitam o Museu da Casa Brasileira

Foto: Wagner Origenes

Por Rafael Santos

No último dia 25 de junho, cerca de 30 beneficiários do Programa Fortalecendo Famílias (PFF) e do Centro para Crianças e do Adolescentes (CCA) Elisa Maria visitaram o Museu da Casa Brasileira, no Jardim Paulistano. Os pais das crianças e dos adolescentes também tiveram a oportunidade de acompanhar seus filhos.

O Programa Fortalecendo Famílias (PFF) é um projeto piloto do Governo Federal, que visa reforçar o vínculo familiar por meio de encontros e passeios. A visita aos museus e espaços culturais é a aposta do projeto para ampliar o conhecimento e levar os participantes a explorarem as atrações da cidade de São Paulo.

“A ideia principal é resgatar os vínculos familiares para que esses jovens tenham uma formação mais sólida para enfrentar as dificuldades”, afirma Sandra Regina Mendes, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Freguesia do Ó/Vila Brasilândia. São realizadas sete sessões semanais do PFF no CCA Elisa Maria.

Museu da Casa Brasileira – O museu conta com exposições temporárias e duas permanentes. A exposição “Moradas da Alma” apresenta imagens e réplicas das construções residenciais pelo Brasil. “Os quadros das ‘casinhas’ foi o que eu mais gostei, pois resgatavam a minha origem”, disse Maria Leir da Silva Morais, que pela primeira vez visitou um museu.

O casarão de estilo neoclássico foi construído na década de 1940 e pertenceu ao ex-prefeito de São Paulo, Fábio da Silva Prado (1934-1938). O espaço abriga o museu desde 1972, onde recebe exposições de diversos artistas, além do acervo do mobiliário brasileiro.