São Paulo participa de fórum internacional sobre a atenção a pessoas em situação de rua

 

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

Representada pela secretária Luciana Temer e pela coordenadora de proteção social especial, Isabel Bueno, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou na última semana, em Medellín, na Colômbia, do “1º Foro Internacional Modelos Públicos De Atención a La Población Habitante de Calle”.

As atividades se iniciaram no dia 9, quando os convidados realizaram visitas técnicas em quatro serviços (convívio, acolhimento, reabilitação e geração de renda) que prestam atendimento a pessoas em situação de rua na cidade. No período da tarde, São Paulo, Amsterdã (Holanda), Barcelona (Espanha), Montevidéu (Uruguai), Pereira e Medellín (Colômbia) apresentaram seus orçamentos e modelos de atendimento e atenção a pessoas em situação de rua.
No dia 10, o pré-fórum contou com uma mesa de trabalho onde se construiu um documento que sistematizou os erros e acertos na metodologia utilizada nos modelos apresentados de atenção à população em situação de rua.

O fórum internacional também contou com a participação de representantes das cidades colombianas de Bogotá e Cali, Nova Iorque (EUA) e Paris (França), e teve inicio no dia 11 com representantes do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia mostrando para o público presente o trabalho do país no atendimento a essa população tão vulnerável. Na ocasião, São Paulo, Buenos Aires, Cali, Montevidéu e Amsterdã também apresentaram seus projetos e disponibilizaram um espaço para questões e debates sobre a metodologia utilizada.

No último dia de fórum, os participantes conheceram e debateram sobre os projetos de Barcelona, Bogotá, Nova Iorque e Pereira. O segundo dia de fórum foi finalizado com uma apresentação teatral feita por pessoas em situação de rua.