Prefeitura no bairro chega a São Mateus

Foto: Wagner Origenes

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

A Prefeitura de São Paulo iniciou a quinta edição da ação Prefeitura no Bairro, na Praça Oslei Francisco Borges, em São Mateus. O evento de lançamento, que ocorreu na última segunda-feira (27), contou com a presença da secretaria-adjunta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Cristina Cordeiro, além dos secretários municipais Mariane Pinotti (Pessoa com Deficiência), Simão Pedro (Serviços) e do secretário-adjunto Rogério Sotilli (Direitos Humanos e Cidadania).

Na praça, durante duas semanas, a Assistência Social fará o cadastro no CadÚnico para programas sociais do governo federal, além de encaminhamentos para os serviços da rede socioassistencial. Unidades móveis da secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo trazem os serviços de emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para o mercado de trabalho e formalização de microempreendedores. Há ainda atendimentos nas áreas de mediação de conflitos, saúde, educação, esportes, meio ambiente e transportes.

Segundo Cristina Cordeiro, a assistência social é direcionada para as pessoas que dela necessitam e, além disso, o Governo Fernando Haddad tem uma diretriz que é cuidar das pessoas favorecendo o desenvolvimento de cada um. “Hoje a SMADS cuida do recém-nascido até os idosos. Conseguimos ultrapassar a meta de cadastros únicos nessa região e assim podemos oferecer o programa Bolsa Família para as pessoas que realmente necessitam desse benefício”, disse.

Um dos principais pontos da ação de zeladoria será o atendimento de demandas antigas relacionadas a melhorias na principal avenida do bairro, que passará a contar com uma ciclovia. “Nesta semana tivemos uma vistoria na avenida Bento Ghelfi de várias secretarias, planejando as suas ações nessa região. Nós escolhemos este bairro porque é um dos mais populosos e com mais desafios”, afirmou o subprefeito de São Mateus, Fábio Santos da Silva. No distrito Iguatemi vivem atualmente 130 mil pessoas.