CCA Parque Taipas realiza caminhada contra a dengue

Créditos: CCA Parque Taipas 

Texto: Rafael Santos

O Distrito de Jaraguá, na Zona Norte, é o segundo território com mais casos de dengue registrados em São Paulo. Com risco de expansão dos casos para o Parque Taipas, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) da região realizou no dia 23 de março, a caminhada contra a dengue.

As crianças carregaram faixas, cartazes e distribuíram panfletos para a conscientização da população, que repercutiu positivamente na região. A proposta da caminhada era conscientizar a comunidade a adquirir hábitos para a prevenção da doença que pode levar à morte.

Por meio desta articulação, as crianças e adolescentes do CCA se tornaram agentes transformadores, levando a mensagem de conscientização para a comunidade local.

A mobilização também gerou atividades que precederam a passeata: pesquisas, confecções de cartazes, textos informativos, desenhos, confecções de máscaras e fantasias de mosquitos e promoveu debates sobre o tema.

Encontro com as famílias – No dia 27 de março, o CCA Parque Taipas realizou um encontro com as famílias sobre o combate à dengue. O momento foi para tirar dúvidas sobre o Aedes aegypti, orientação sobre prevenção, sintomas e tratamentos. A situação foi ilustrada com uma maquete construída pelas crianças.

O CCA pretende continuar com o projeto, na tentativa de reduzir os casos da doença e eliminar os casos de dengue.