Alunos do Pronatec Pop Rua recebem diploma de conclusão de curso

Foto: Wagner Origenes

Por Rafael Santos


Os alunos do Pronatec Pop Rua do curso de pintor de obras receberam na última sexta (27), os diplomas de conclusão de curso. Com comes e bebes, os formandos celebraram o fim do curso e o primeiro passo para o mercado de trabalho.

Aulas práticas e teóricas marcaram os dois meses de curso, que totalizaram 200 horas. Os alunos realizaram a pintura de espaços do Pop Rua e puderam desenvolver técnicas de pintura. Na quadra, a nova tintura foi aprovada pelos conviventes. As portas dos banheiros e os corrimões também receberam uma nova tonalidade.

O trabalho era feito em equipes, o que facilitou o aprendizado e a chance de aplicar as técnicas aprendidas.

Os cursos do Pronatec ajudam na reinserção social dos conviventes e o encaminhamento para o mercado de trabalho em busca da autonomia. Para o formando Itamar Santos França Filho, 34, o curso lhe proporcionou a conquista de um emprego e vai lhe deixar aprendizados. “Aprendi muitas coisas, como conviver em harmonia e trabalhar em equipe”, completou.

Segundo Maria Rita Gomes de Freitas, da Coordenadoria de Proteção Social Básica e responsável na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social pelo programa “Pronatec Brasil Sem Miséria”, o projeto tem conseguido traduzir aos conviventes novas perspectivas de futuro. Ela conta que é sempre emocionante ver os formandos recebendo o diploma. “É a chance de serem reconhecidos pelo esforço”, disse.