LGBTs acolhidos no Complexo Zaki Narchi participam do lançamento do programa Transcidadania

Foto: Celina Filgueiras

Por Fernando Bassoli Bonadirman 

A prefeitura de São Paulo lançou na última quinta-feira (29), na Biblioteca Mario de Andrade, o programa Transcidadania, destinado a promover os direitos humanos e oferecer condições de recuperação e oportunidades de vida para travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o programa é fundamentado na transferência de renda, com bolsa de R$ 840,00, condicionada a ações de elevação da escolaridade e qualificação profissional, em atividades de 30 horas semanais durante dois anos, com módulos semestrais. Inicialmente serão ofertadas 100 vagas.

Além disso, mais cinco secretarias municipais (Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego e Políticas para Mulheres) desenvolverão ações específicas com os beneficiários do programa.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por exemplo, dará prioridade às participantes do programa na primeira Casa Abrigo do Brasil exclusiva para travestis e transexuais em situação de rua, assim como nas vagas de acolhimento para travestis e transexuais do Complexo Zaki Narchi.

A transsexual Vivian Soares vive em um dos centros de acolhida do Complexo Zaki Narchi e é uma das beneficiárias do programa. “Conheci o programa após participar de uma reunião com assistentes sociais. Espero poder me qualificar melhor e assim retornar ao mercado de trabalho”, disse.