Vivência cidadã, nova disciplina no curso de formação de GCM

Fotos: Guty e Ulisses/ SMSU

No último mês de dezembro, 38 alunos do curso de formação de Guarda Civil Metropolitano iniciaram a primeira turma de uma nova disciplina da grade curricular do curso de formação para GCM 3ª Classe. Desenvolvida em parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio do Centro de Formação em Segurança Urbana e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).


Trata-se de um projeto piloto que busca desenvolver valores profissionais por meio da participação em situações reais para explorar as competências básicas indispensáveis para uma formação profissional ética e humana.
Durante a formação, os alunos receberam palestras dos profissionais da SMADS em sala de aula no Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU) e, em trajes civis, estiveram em sete equipamentos do Complexo do Canindé.


Acompanhados por monitores, desenvolveram atividades com crianças, jovens, adultos e idosos. As práticas envolveram atividades lúdicas com as crianças, conversas com adultos e idosos, escrita de cartas destinadas a amigos ou familiares daqueles que não sabiam ler e escrever e auxílio aos funcionários nas atividades cotidianas dos equipamentos.


Para a Coordenadora do CFSU, Giovanna Rocha Lima, “esse é um importante instrumento de integração, que tem como objetivo sensibilizar o aluno do Curso de Formação Específico e Capacitação para Guarda Civil Metropolitano 3ª Classe aos temas e desafios enfrentados pelos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco pessoal, além de proporcionar interação com essa população.”


A vivência terminou com uma roda de conversas, no CFSU, entre os alunos do curso de formação, profissionais da SMADS, instrutores e a diretoria do Centro de Formação em Segurança Urbana.