Profissionais do Centro de Acolhida Santana participam de capacitação no ESPASO

Foto: Wagner Origenes

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman  

Após readequações realizadas no prédio, cerca de 30 funcionários do Centro de Acolhida Santana participaram nos dias 6, 7, 8 e 9 de uma capacitação promovida pela Supervisão de Assistência Social (SAS) Santana em parceria com o Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) e a Proteção Social Especial.

Durante o treinamento, os participantes conheceram a política da assistência social e a rede de recursos. Na sequência houve a apresentação da organização social APOIO - Associação de Auxilio Mútuo, que manterá o serviço por meio de convênio com a SMADS. A atividade também contou com uma palestra sobre a caracterização da população em situação de rua no município e uma integração entre os membros da equipe.

A capacitação foi retomada no dia 7 com discussões relacionadas aos temas: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Drogas, Imigrantes, Diversidade Sexual, Mediação de Conflitos e sobre a política de convênios. No dia 8, os funcionários visitaram os Centros de Acolhida Zaki Narchi II e Casa Verde, que trabalham com a mesma tipologia do serviço que será reativado em Santana.

O treinamento foi finalizado hoje com uma troca de experiências sobre a vivencia prática nos serviços de acolhimento, além de apresentações sobre a Proteção Social Básica e Proteção Social Especial no território.

Instalado na rua Antônio Santos Neto - 40, o Centro de Acolhida Santana contará com 150 vagas para homens, sendo 100 para pernoite e 50 para convivência durante o dia.