SMADS inaugura Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Andrade I

Texto: Rafael Gaspar

Na manhã desta quarta-feira (26/11), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) ampliou sua rede de serviços e entregou, na zona sul da cidade, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Andrade I.

O CRAS oferece serviços e benefícios diversos à população carente da região, como: a inclusão nos programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Renda Mínima e Cidadã, concessão da carteira do idoso para o transporte interestadual, encaminhamento das famílias para a rede socioassistencial, entre outros.

O local dispõe de salas para atendimento individual, sala para atividade em grupo, fraldário, banheiros, sendo um adaptado para deficientes, bem como um espaço lúdico para entreter as crianças que acompanham os pais. Uma equipe multiprofissional estará à disposição para atender as demandas dos usuários.

Para a secretária de Assistência Social, Luciana Temer, o espaço tem muito a acrescentar na região. “A inauguração deste CRAS foi uma vitoria de todos, toda semana 300 pessoas se locomovem para o Campo Limpo, agora, com esse novo equipamento, elas serão atendidas aqui na sua comunidade”, explicou.

O CRAS Vila Andrade I fica na Rua Dr. Jerônimo Campos Freire, 310, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Na ocasião, a secretária da Pasta, junto com lideranças locais, visitaram as instalações do Serviço de Assistência Social a Família (SASF) Vila Andrade/Paraisopolis.O Equipamento é direcionado às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social do distrito de Vila Andrade, com abrangência territorial em Paraisópolis, oferecendo benefícios diversos, como inclusão nos programas de transferência de renda, obtenção de documentos, concessão da carteira do idoso para o transporte interestadual, entre outros.

Desde julho estão sendo cadastradas mil famílias que em seguida serão visitadas. O objetivo é fortalecer e proteger e família, prevenindo agravos que possam provocar o rompimento dos vínculos e sociais, além de desenvolver ações junto a idosos e pessoas com deficiência, por meio da proteção social no domicílio.

O SASF fica Rua da Independência, 728, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.