Centro Pop e SENAC promovem formatura da 1ª turma do Curso de Jardinagem

Texto: Maria Tereza

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro Pop) Barra Funda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), promoveu na última sexta-feira (24), a formatura da 1ª turma do Curso de Jardinagem.

O curso foi realizado por meio de uma parceria entre o SENAC e as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos e Cidadania, e tem como objetivo a capacitação de até 500 moradores de rua. Essa turma de alunos foi a segunda a se formar a partir dessa parceria.

As aulas tiveram duração total de dois meses e durante o curso os alunos receberam capacitação para manter e reformar pequenos jardins e vasos, domínio sobre fisiologia e classificação de plantas, solo e condições ambientais, conhecimento para orientar terceiros sobre a manutenção dos espaços verdes, além de noções básicas para se tornar um bom profissional, como ética e cidadania.

Segundo Wellington da Silva Moreira, um dos formandos do curso, para a conclusão dessa capacitação foi necessário muita dedicação e força de vontade. “Você é a própria planta, se você não se cuidar e não conseguir analisar os problemas que tem, como você vai produzir algo para o dia de amanhã?”, disse.

Ao final do evento houve uma confraternização e apresentação especial de samba feita pelos frequentadores do Espaço de Convivência Barra Funda.