Crianças e adolescentes do CCA Nossa Senhora dos Remédios realizam “Feira Cultural”

Texto: Beatrix Bortolai

No dia 10 de outubro, cerca de 100 jovens que frequentam e participam das atividades do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Nossa Senhora dos Remédios, mantido por meio de convênio com a Associação de Proteção à Maternidade Infância e Adolescência (ASPROMATINA), protagonizaram uma feira cultural, no próprio CCA.

Os usuários do serviço foram divididos em três grupos, conforme a faixa etária. Todos os grupos correlacionaram obras e temas do passado com a realidade atual, com o apoio dos educadores do centro. O grupo das crianças de seis aos nove anos realizou apresentações de teatro sobre contos conhecidos, adaptando-os à atualidade. Já o segundo grupo, dos nove aos 12 anos, trabalhou com a poesia “Ser criança”, da Tatiana Belinky, e com o livro “A escolinha do mar”, de Ruth Rocha. Os jovens dos 12 anos em diante, fizeram apresentações de dança de vários ritmos musicais, além de cantarem um rap produzido por eles.

Segundo a gerente do CCA, Sueli Andriska, as feiras ocorrem anualmente, e são resultado de um estudo e trabalho realizado ao longo do ano, sempre com um tema determinado. “É possível notar um enorme desenvolvimento das crianças ao longo do projeto, além do envolvimento crescente dos pais e comunidade”, destacou.