Fundador da ONG Drug Policy Alliance visita Complexo Zaki Narchi e conhece as instalações do programa “De Braços Abertos”

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

Na manhã da última terça-feira (14), o diretor-executivo e fundador da Drug Policy Alliance, organização não governamental fundada em Nova Iorque que promove o debate público sobre o uso de drogas e temas relacionados, como segurança pública e sistema carcerário, Ethan Nadelmann, visitou o Complexo Zaki Narchi e as instalações do programa “De Braços Abertos” na região da Cracolândia.

A visita começou na zona norte da cidade onde em companhia dos secretários municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Serviços, Direitos Humanos e Cidadania, entre outros, Nadelmann conheceu os três Centros de Acolhida do Complexo Zaki Narchi, modelo inédito no atendimento às pessoas em situação de rua por funcionar como um circuito crescente de oportunidades, fortalecendo os usuários no processo de autonomia através de cada uma das etapas.

Na sequência, após visita ao gabinete para conversar com o prefeito Fernando Haddad, o especialista seguiu para região central da cidade onde conheceu o ônibus equipado com câmeras utilizado pela Guarda Civil Metropolitana para monitorar a região da Cracolândia, além de visitar a tenda do "De Braços Abertos" na rua Helvetia e a praça Largo Coração de Jesus, revitalizada por meio do programa.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, “o fato do trabalho que a prefeitura de São Paulo está fazendo despertar o interesse da mídia e de especialistas internacionais é a prova de que estamos no caminho certo”, disse.

Segundo Ethan Nadelmann, o que está sendo feito na região central de São Paulo é baseado em modelos internacionais de sucesso. “Espero que sirva de modelo para o restante do Brasil e da América Latina. O que o prefeito está fazendo é bravo e corajoso, mas também inteligente”, finalizou.