SASECOP promove a formatura de usuários da rede socioassistencial capacitados em cursos profissionalizantes

Texto: Beatrix Bortolai

O Centro de Capacitação Técnica para Adultos em Situação de Rua (SASECOP), mantido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) por meio de convênio com o Instituto Lygia Jardim, realizou no dia 26 de setembro a formatura de 73 usuários da rede socioassistencial que foram capacitados em cursos profissionalizantes, com duração de três meses, nas áreas de eletricista e instalador, pintor de obras, assistente de cabeleireiro, ajudante de cozinha, ajudante de confeitaria, padaria artesanal e cuidador de idosos.

O evento aconteceu na sede do equipamento, localizado na Rua São Domingos, 39/51 – Bela Vista, e contou com uma cerimônia para os formandos e familiares e a entrega dos diplomas.

Segundo a gerente do serviço, Renata Pagotto, é muito gratificante fazer parte desse momento de crescimento pessoal e profissional dos usuários. “O SASECOP foi o primeiro projeto de capacitação técnica para pessoas em situação de rua do Brasil e procura qualificar os usuários para que possam competir de igual para igual, enfrentando os preconceitos existentes no mercado de trabalho”, disse.

Os 23 capacitados na área de construção civil (eletricista instalador e pintor de obras) receberam o certificado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Os eletricistas estão capacitados para realizar operações básicas de instalações, além de montar e reparar instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências e edifícios. Os pintores estão aptos para a execução de diversas operações de pintura, como: básicas, decorativas de áreas internas e externas de construção em geral.

Os 18 formandos do curso de ajudante de cozinha e ajudante de confeiteiro receberam o certificado do Grupo de Soluções em Alimentação (GRSA) após participarem das aulas, que incluíram visitas a cozinhas de grande porte e no primeiro caso, aulas práticas de corte.

A capacitação e a certificação dos oito formandos do curso de assistente de cabeleireiro, com duração de 180 horas, foram dadas pelo Projeto Tesourinha através de aulas teóricas e praticas, além de atendimentos voluntários para lavagem, hidratação, corte, secagem e etc.

O Instituto Lygia Jardim capacitou e certificou 14 pessoas para exercerem a função de cuidadores de Idosos e 10 padeiros artesanais. Os aprendizes a cuidadores tiveram aulas teóricas e um estágio prático com carga horária de 100 horas, e os padeiros artesanais confeccionaram diversos salgados nas aulas práticas com duração total de 40 horas.

Além das aulas, foi oferecido um curso de informática básica certificado pelo SENAI, em que os alunos aprenderam noções básicas de digitação, utilização dos editores de texto, planilhas de cálculo, e acesso a Internet.

Como última etapa do processo de inserção no mercado de trabalho, o SASECOP também proporcionou aulas de formação pessoal e profissional, em que foram abordados assuntos como empreendedorismo, preparação para entrevistas de emprego e qualidades pessoais.

Ao longo de 15 anos, o projeto proporcionou formação técnica qualificada e capacitou 2.843 pessoas em situação de rua e/ou de alta vulnerabilidade social tendo em vista a reintegração destes na sociedade.