Zona Norte ganha novos Centros de Acolhida para pessoas em situação de rua

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

A Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou ontem (09), na Avenida Zaki Narchi, 600 – três novos Centros de Acolhida (Zaki Narchi I, II e III) para o atendimento às pessoas em situação de rua.

Os três Centros de Acolhida, que juntos contam com 900 vagas funcionarão como um circuito crescente de oportunidades, o usuário acessa o complexo prioritariamente pelo Centro de Acolhida Zaki Narchi I, onde, de acordo com a resposta do usuário, é encaminhado para o Centro de Acolhida Zaki Narchi II. Nesta fase ele terá uma rotina mais estabelecida, com adesão ao tratamento de saúde (se precisar), acompanhamento psicossocial com vistas ao plano individual de atendimento, que prevê cursos de qualificação e encaminhamento para emprego. Finalmente, já com emprego, caminharia para o Centro de Acolhida Zaki Narchi III (vinculado ao tratamento de saúde, se necessário), com enfoque no processo de autonomia/saída.

“Abrimos esse equipamento durante um período de emergência no ano passado nas frentes frias e conseguimos salvar muitas vidas. Esse Complexo é um modelo revolucionário em vários aspectos e surgiu da percepção de que as pessoas que não utilizavam os Centros de Acolhida e vieram para cá na época mais fria do ano começaram a se vincular e querer ficar. A ideia é fortalecer os usuários no processo de transformação da vida através de cada uma das etapas do circuito”, explicou a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer.

No Complexo também está prevista a instalação de uma Cooperativa de Reciclagem, quadra poliesportiva, espaço para inclusão digital, unidades remotas do PRONATEC e um Centro Pop para gerenciar todo o processo.

Para o prefeito Fernando Haddad, esse equipamento completa um ciclo de ampliação do atendimento da Assistência Social na cidade. “Nós adaptamos os serviços de acordo com as necessidades diferenciadas das camadas da população em situação de rua e diversificamos o nosso atendimento com o mesmo objetivo: a autonomia do cidadão”, finalizou.