Seminário discute os desafios da política de assistência social com crianças e adolescentes vítimas de violência

Texto: Rafael Gaspar 

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou nos dias 26 e 27 de setembro, no auditório do campus Vergueiro da Universidade Nove de Julho (Uninove), um seminário sobre os Desafios para a Política de Assistência Social no atendimento cotidiano de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência na cidade de São Paulo.

Com cerca de 200 pessoas, o evento foi direcionado para os profissionais dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleos de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPSVV), e também reuniu especialistas, estudantes de serviço social e psicologia, além de membros do Poder Judiciário e Ministério Público.

Foram quatro mesas de discussão ao longo de dois dias, onde foi feito um balanço sobre os desafios presentes no cotidiano de trabalho: “Metodologias de trabalho com família e com o agressor no eixo do atendimento”; “Interfaces com o Judiciário no eixo da defesa e responsabilização”; “Intersetorialidade e interdisciplinaridade no eixo mobilização e articulação”; “Reflexões dos grupos e encaminhamentos”.

Para a secretária, Luciana Temer, que participou da mesa de abertura do evento, o tema envolve vários tabus, como sexualidade, violência e relações familiares. “Na maioria dos casos, a violência sexual contra crianças e adolescentes ocorre nas relações intra-familiares e geralmente é cometida por alguém muito próximo, o que torna esta discussão ainda mais importante”, esclareceu.

A pasta possui 14 Serviços de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, e estão previstos até 2016 a implantação de mais 10 equipamentos.