SMADS participa de Encontro sobre Trabalho Social

Texto: Amanda Rodrigues

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), participou no último dia 4 de setembro do Encontro Regional sobre Trabalho Social com Famílias no Âmbito da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), da Região Sudeste. O evento foi realizado em São Paulo, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).

A ação do MDS tem como objetivo discutir o atual estágio do trabalho social com famílias no âmbito da PNAS e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de qualificar a discussão e aprofundar conceitos, aprimorando as práticas e consolidando metodologias de atuação nos territórios. O encontro compõe o Ciclo de Debates promovido pelo governo federal sobre Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social.

Presente no evento a secretária municipal de Assistência Social, a secretária, Luciana Temer ressaltou que é preciso realizar mudanças no trabalho sócio- assistencial para conseguir enfrentar os problemas. “Às vezes é preciso desconstruir para construir com bases mais eficazes”, completou.

Sobre o ciclo de debates:

Foi aberto pelo Encontro Nacional de Alinhamento Conceitual e contará com cinco Encontros Regionalizados e um encontro nacional para o fechamento das discussões, apresentando, inclusive, experiências internacionais para aprimoramento da proteção social não contributiva. O objetivo é debater sobre o trabalho sócio-assistencial e discutir sobre o trabalho social com famílias no âmbito do SUAS, considerando diversidades regionais.