Famílias do Parque Dom Pedro ingressam no acolhimento “Autonomia em Foco”

A Prefeitura de São Paulo iniciou na manhã desta quinta-feira (11) as ações do novo serviço “Autonomia em Foco”, que oferece abrigo para famílias ou pessoas em situação de rua.

A ação envolveu além da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), a Secretaria de Direitos Humanos, a Subprefeitura Sé, CET, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Defesa Civil e Secretaria de Serviços, entre outros órgãos.

O processo de transferência das 186 pessoas que ocupavam um terreno próximo à alça de acesso à Avenida no Parque Dom Pedro, na região central, para dois hotéis na região do Pari e Glicério vai garantir que as crianças adolescente terão vagas em creches, escolas e Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) no contraturno das suas atividades escolares, enquanto os adultos serão responsáveis pela limpeza e por sua própria alimentação no novo espaço. O grupo ainda contará com o auxílio de cursos disponíveis no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) para ingressar no mercado de trabalho.

Segundo a secretária Luciana Temer, as famílias terão acompanhamento, privacidade, e oportunidade de autonomia. “Nós alugamos hotéis que serão gerenciados pela assistência social e estas famílias que foram para lá vão ser acompanhadas constantemente, mas cada um no seu quarto, com a sua privacidade. A ideia era construir com eles uma proposta de atendimento pela SMADS que garantiria maior autonomia” disse.

Nos meses que antecederam a ação houve acompanhamento cotidiano feitos por agentes da SMADS , secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Saúde e Habitação com oferta de serviços e benefícios.