SMADS participa da cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação do Projeto MPT na Escola

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

Aconteceu na manhã da última quarta-feira (3), no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo, a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Projeto MPT na Escola.

O objetivo do acordo é a definição de diretrizes para a mútua cooperação institucional e técnica entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o MPT, com vistas à implementação do projeto “MPT na Escola”, no âmbito da rede municipal de ensino de São Paulo. O projeto consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

A cerimônia contou com a presença da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em São Paulo 2ª região, Claudia Regina Lovato Franco, do secretário municipal de Educação, Cesar Callegari, da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, entre outras autoridades.

Segundo Luciana Temer, a erradicação do trabalho infantil não será atingida apenas com uma ação intersecretarial, mas é algo que envolve também o poder executivo, judiciário, legislativo e toda a sociedade. “Quem dá dinheiro para estas crianças o faz com a melhor das intenções, mas na verdade está empurrando esta criança para um ciclo perverso de propagação da miséria.”, disse.

O projeto será realizado observando a metodologia da multiplicação do saber. Inicialmente será realizada a formação especifica sobre a temática dos profissionais da área pedagógica, direcionada a três membros da SME, dois representantes das Diretorias Regionais de Educação, representantes das escolas envolvidas no projeto inicial, para atuarem como Coordenadores Municipais, Coordenadores Regionais e Coordenadores de escola do Projeto, que ficarão responsáveis pela multiplicação dos conteúdos através de orientações pedagógicas aos professores que, por sua vez, farão a abordagem dos temas propostos para os alunos durante o calendário escolar.