Servidores da SMADS apresentaram, em seminário, projetos realizados sobre prevenção ao uso de drogas

Texto: Rafael Gaspar

No último dia 20 de agosto, servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) , dentro do II Simpósio Redes Necessárias de Atenção aos usuários de Crack e outras Drogas, Capacitação de Profissionais e Comunidade, apresentaram projetos enquanto atividade de encerramento dos cursos realizados no primeiro semestre de 2014.

O foco da apresentação foi voltado à disseminação de informações e orientações sobre crack e outras drogas. Dentro do tema proposto, os profissionais da SMADS divulgaram os seguintes projetos : “Articulação e Fortalecimento da Rede de Serviços para ações integradas”; “Implementação do grupo de prevenção a recaídas de álcool e outras drogas nos Centros de Acolhida João Paulo II e Complexo Prates”; “A Entrevista Motivacional na Assistência Social”; “O Lugar dos usuários de Drogas - As Representações Sociais da Comunidade”; “Revirando a Rede: Uma abordagem dos conceitos do uso abusivo de drogas”; “Processo de Multiplicação dos Cursos da UNIFESP”.

Enquanto desdobramento, o Espaço Público de Aprender Social (ESPASO) e a coordenadoria de proteção especial de SMADS em parceria com os participantes estão envolvidos na elaboração de uma proposta coletiva voltada à propagação dos conteúdos para os demais.

O simpósio foi organizado pelo Centro Regional de Referência (CRR) e fez parte das atividades previstas no Programa “Crack é Possível Vencer”, voltada à prevenção através da Educação, Informação e Capacitação de profissionais.