Prefeitura e CIEE firmam acordo para qualificação profissional de pessoas em situação de rua

Texto: Beatrix Bortolai

A prefeitura de São Paulo e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) assinaram na última segunda-feira (25), um Termo de Cooperação Técnica que prevê a formação complementar para inserção no mercado de trabalho de moradores em situação de rua participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) Pop Rua.

O “Programa de Formação Complementar para Inserção no Mercado de Trabalho de Pessoas em Situação de Rua” prevê o encaminhamento dos alunos matriculados nos cursos técnicos do PRONATEC para participarem de capacitações, com carga horária de 12 horas, ministradas pelo CIEE onde receberão noções de trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, imagem profissional, atendimento ao cliente, empreendedorismo e como se comportar durante um processo seletivo. Após completarem o treinamento, serão encaminhados para o mercado de trabalho.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, a prefeitura encara essa questão como social, mas busca por meio de parcerias com a iniciativa privada e com o CIEE oferecer a todos uma oportunidade de se emancipar. “Nós não vamos desistir de ninguém, por mais precárias que sejam as condições de vida dessas pessoas", disse.

A cada semestre serão disponibilizadas 250 vagas e a prefeitura, por meio das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos e Cidadania ficará responsável pela mobilização, pré-seleção e o acompanhamento dos participantes durante todo o processo.

Para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, o objetivo é fazer com que essas pessoas consigam caminhar sozinhas. “Primeiro faremos a seleção dos perfis que estão prontos para o PRONATEC. Eles fazem o curso e na sequencia o CIEE irá auxiliar nos encaminhamentos para empregabilidade”, finalizou.