CRAS Tremembé promove encontro da melhor Idade

Texto: Lucas Pinho

Buscando incentivar a população idosa da região a exercer sua cidadania e garantindo o seu acesso a Política de Assistência Social e a Política Nacional do Idoso, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Tremembé promoveu no último dia 14, o encontro “Tudo de Bom Na Melhor idade”.

Os idosos presentes no evento participaram de atividades como palestras e debates relacionados a temas como a convivência familiar e comunitária, o estatuto do idoso e os serviços oferecidos para este público, além de receberem a carteirinha para transporte interestadual.

Segundo a assistente social do CRAS, Adriana Nogueira, o encontro incentiva a convivência familiar da comunidade além de apresentar aos idosos os serviços oferecidos pela rede socioassistencial. “Os encontros com a terceira idade nos possibilitam estabelecer vínculos com os idosos da região, oferecendo um momento de reflexão e discussão”, disse.

Sobre a carteira do idoso

A Carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). A carteira deve ser gerada apenas para as pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.

Para emitir sua carteira, o idoso deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência. Lá, ele irá inscrever-se no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o CRAS poderá solicitar a carteira por meio do sistema Carteiro do Idoso. Caso o idoso já tenha seus dados no Cadastro Único, o CRAS irá verificar o NIS existente e solicitar a carteirinha a partir dele, também no sistema.