Crianças e adolescentes do CCA Jardim Pirituba visitam o Museu do Futebol

Texto: Felipe Affonso

No último dia 5 de agosto, cerca de 40 crianças e adolescentes que frequentam e participam das atividades do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Jardim Pirituba, mantido por meio de convênio com a Ação Social Capela da Santa Cruz, visitaram o Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu.

As crianças e adolescentes foram divididas em dois grupos e durante o passeio, por meio de atrações interativas, vídeos de depoimentos de jogadores e jornalistas, além da exposição de camisas, taças, maquetes, flâmulas e bolas históricas, conheceram um pouco mais sobre o Brasil do século XX e perceberam como nossos costumes e comportamentos são inseparáveis da trajetória do futebol.

Segundo a assistente técnica do CCA, Amanda de Freitas, o passeio foi idealizado para proporcionar aos jovens uma experiência de enriquecimento artístico e social, além de ampliar seu repertório cultural. “Na sala de quadros houve uma roda de conversa onde as crianças aprenderam sobre o passado de São Paulo, não só focando no futebol, mas também na música, comércio e na linguagem usada na época, foi uma experiência diversificada e interativa”, disse.