CRAS Ermelino Matarazzo promove ações socioeducativas no trabalho com as famílias do PAIF

Texto: Amanda Rodrigues

Buscando alternativas para trabalhar com as famílias beneficiarias dos programas de transferência de renda como o Bolsa Família, que por algum motivo estão descumprindo as condicionalidades dos programas, o Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) Ermelino Matarazzo desenvolveu um projeto de intervenção para minimizar as incidências através do acompanhamento das famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

 Dois grupos compostos por 36 famílias são atendidos e acompanhados por um período de seis meses, por meio de atendimentos individuais e encontros mensais no CRAS, que fica na Avenida Paranaguá, 1492. A partir dos atendimentos particularizados, visitas domiciliares e após os encontros socioeducativos mensais, a equipe técnica pode identificar as principais necessidades e demandas desta população, que são a baixa renda e autoestima, dificuldades nas relações familiares, carência de orientação para a educação das crianças e adolescentes, e a oportunidades de melhores trabalhos devido à baixa escolaridade, entre outros.

Para trabalhar essas e outras questões, o CRAS realizou no dia 3 de julho uma sessão de cinema onde foram exibidos os filmes Lilo e Stitch e Vida de Maria 1 e 2. Além disso, durante todo o processo de acompanhamento, foram feitos encaminhamentos para os serviços da rede socioassistencial, órgãos de outras políticas públicas, conselhos e sistema de garantia de direitos, escolas municipais de ensino supletivo e para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

O último encontro aconteceu no dia 31 de Julho, e segundo a supervisora de assistência social da região, Surama Cattarina Bisceglia Pereira, promoveu-se o Dia da Beleza por meio de uma parceria com o Instituto Embelleze, que ofereceu corte de cabelo e escova gratuitamente às famílias. “Ações socioeducativas como essas propiciam estimular condições para o fortalecimento da família”, disse.