Iniciada a formação para os novos assistentes sociais

Texto: Christian Koenenkamp

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) finalizou nesta semana a contratação temporária de especialistas em assistência e desenvolvimento social.

Entre os 949 candidatos inscritos, os 80 selecionados passaram por um processo que teve quatro etapas: inscrição, seleção, escolha de vagas e posse. Os contratados preencherão as demandas que existem nas unidades estatais e permanecerão até a chegada dos novos concursados, oriundos de concurso público que já se encontra em andamento.

Os novos servidores participam de uma qualificação de duas semanas que acontece no Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), onde conhecerão as diretrizes gerais, a missão institucional e os objetivos da execução da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), além da estrutura organizacional da SMADS, das Supervisões de Assistência Social (SAS), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros Pop. Além disso, durante os primeiros cinco dias será ministrado um curso focado no CadÚnico, cadastro utilizado para programas sociais do governo federal como o Bolsa Família, para que os novos assistentes se tornem gestores eficientes destas ferramentas.

Segundo Cláudia Pires de Campos, coordenadora de Gestão de Pessoas: “O número de inscrições nos surpreendeu, além da qualificação dos candidatos que se apresentaram, o que exigiu um trabalho de análise muito criterioso para se chegar à classificação definitiva. Além disso, no momento da escolha de vagas, foi feita uma sensibilização dos candidatos, mostrando a importância do papel a ser desempenhado”.